Atividade Esportiva

Orientação e avaliação das principais atividades esportivas que envolvem o membro superior

Reabilitação Inteligente

Retorno às atividades e orientação direcionada

Resultados

Tratamento individualizado para obtenção dos melhores resultados

Vida Diária

Tratamento visando qualidade de vida para suas atividades diárias

Qualidade de Vida

Devolvendo aos nossos amigos a sensação de independência

Hobby

Doenças específicas tratadas por especialista

Esporte

Recuperando o tempo perdido

Síndrome Miofascial

Síndrome da Dor Miofascial, tambem conhecida como dor miofascial crônica, é uma condição causadora de dor crônica. Normalmente associada à dor na palpação de pontos gatilho (trigger points), localizados nos músculos e fáscias. Outros sintomas são dores irradiadas, dor para movimento e distúrbios de sono.

 

Sintomas

Dor miofascial pode ocorrer de forma isolada em áreas do corpo, e qualquer músculo ou fáscia pode ser afetado, gerando uma grande variedade de sintomas. Normalmente a dor é contínua e profunda.

Causas

A causa da dor miofascial é desconhecida. Existem várias explicações como doença do tecido conectivo, postural, emocional e fatores ambientais.

Tratamento

Massagem nos pontos gatilhos pode soltar nódulos e ser efetiva à curto prazo. Fisioterapia com intúido de alongar e fortalecer progressivamente os músculos e exercícios físicos podem ser muito benéficos, mas deve-se ser ter cuidado pois alguns casos pode piorar os sintomas inicialmente.

Alguns medicamentos podem ser usados com antidepressivos, bloqueadores canais de cálcio (Pregabalina) e relaxantes musculares.

Liberação miofsacial com massagem específica pode tambem ser uma técnica utilizada.

Síndrome Miofacial versus Fibromialgia

Síndrome miofascial é normalmente discutida de forma independente da fibromialgia, entretanto estas duas condições são muito parecidas. Normalmente a fibromialgia caracteriza-se por um quadro álgico mais generalizado, acima e abaixo da cintura e em ambos os lados do corpo. Já a síndrome miofascial é mais localizada e em áreas mais específicas.

Nem a dor miofascial e fibromialgia são consideradas doençãs inflamatórias, as melhores evidencias científicas demonstram que o principal problema é uma alteração da sensibilidade à dor.