Atividade Esportiva

Orientação e avaliação das principais atividades esportivas que envolvem o membro superior

Reabilitação Inteligente

Retorno às atividades e orientação direcionada

Resultados

Tratamento individualizado para obtenção dos melhores resultados

Vida Diária

Tratamento visando qualidade de vida para suas atividades diárias

Qualidade de Vida

Devolvendo aos nossos amigos a sensação de independência

Hobby

Doenças específicas tratadas por especialista

Esporte

Recuperando o tempo perdido

Lesao Labral (SLAP)

  

Introducao

Com o início de procedimentos menos invasivos e mais abrangentes como a artroscopia, foi possível diagnosticar e tratar problemas do ombro e descobrir várias condições que ninguém sabia que existia antes do advento destas novas tecnologias. Uma dessas condições é a lesão de uma estrutura pequena no ombro chamado de labrum. Uma lesão labral pode causar dor e sensação de apreensão no ombro. Rupturas labrais podem ser muito difíceis de diagnosticar.

Esta página irá ajudar a compreender:

  • onde fica e o que é o labum
  • como é feito o diagnóstico
  • como tratar

Anatomia

O que é o labrum (ou lábio)?

Detalhes mais amplos da anatomia do ombro podem ser vistos nesta página: Anatomia do Ombro

O labrum ou lábio é um tecido que recobre a cavidade glenóide para aumentar a estabilidade da articulação do ombro. Algumas atividades, esportes ou traumas podem causar rupturas no labrum superior, junto da inserção do cabo longo do bíceps. Quando isso ocorre, um pequeno pedaço do labrum (um "flap") pode ficar no interior da articulação causando dor. Quando um paciente tem episódios de deslocamentos do ombro (luxação recidivante) o labrum também pode se romper na sua região mais anterior e inferior.

 

slap1

Causas

O que provoca ruptura labral?

Lesões labrais são frequentemente causadas por uma trauma direto no ombro, como a queda com a mão estendida. Outra causa são atividades extremas, uma condição chamada de "overuse" (sobreuso, uso excessivo). Um labrum lesado pode levar à instabilidade do ombro. Um ombro extremamente instável pode escorregar ou deslocar-se. Estes deslocamentos repetidos também podem piorar as lesões.

O tendão do bíceps se insere junto ao labrum na região superior da glenóide. Esportes podem causar lesões no lábio quando o tendão do bíceps puxa fortemente para frente o labrum. Atividades de arremesso (baseball, tênis, vôlei), levantamento de peso e traumas podem fazer um mecanismo de tração do cabo do bíceps e levar a rupturas do labrum


slap2

 

Sintomas

Quais são os sintomas?

A dor da lesão labral é uma dor muito "vaga", de díficil definição. Alguns pacientes queixam-se de sensação de fisgada ou então de que o ombro está meio"preso"

Diagnostico

Como é feito o diagnóstico?

As lesões labrais são patologias recentemente descritas pela literatura médica. Os sinais e sintomas muitas vezes são vagos. Esta investigação deve sempre ser orientada por um especialista.

O principal método diagnóstico para lessões labrais é a Ressonância Nuclear Magnética. Muitas vezes também é necessário a injeção de contraste no interior do ombro para melhorar a detecção pelo exame.

Algumas vezes o diagnóstico NÃO pode ser feito apenas com métodos de imagem. Nestes casos o diagnóstico será feito através da artroscopia.

Tratamento

Quais as opções de tratamento estão disponíveis?

O tratamento nao-cirurgico

Inicialmente começamos com tratamentos com medicamentos para aliviar os sintomas. Uma pesquisa cuidadosa das atividades envolvidas na lesão será feita pelo seu médico para evitar uma piora do quadro.

A reabilitação com fisioterapia é importante para ganho de amplitude de movimento e fortalecimento progressivo.

Cirurgia

Se os sintomas não desaparecerem, você pode precisar de cirurgia. Atualmente o método preferido pelos especialistas é com artroscopia

Existem vários padrões de lesões. Às vezes um simples desbridamento local pode resolver o problema, em outras necessitamos dar pontos no labrum para que ele reinsira no osso. Para tal utilizamos instrumentos ortopédicos chamados de âncoras. Âncoras são pequenos "parafusos" com fios nas pontas que permitem fixar uma estrutura ao seu local original.


slap2

slap5