Resources

O que eu preciso saber ?

Orientações

Com a intenção de esclarecer algumas dúvidas, queremos passar orientações que julgamos importantes sobre a intervenção cirúrgica.
Para a realização de um procedimento cirúrgico seguro, algumas orientações devem ser seguidas.

PREPARAÇÃO PARA CIRURGIA:
Nas cirurgias eletivas são realizados uma bateria de exames para serem avaliados pelo médico anestesiologista para realização de uma intervenção segura.

Exames de sangue
Radiografia de Tórax
Consulta com médico Cardiologista (pacientes acima de 40 anos ou com doenças cardiológicas)
Eletrocardiograma (com médico cardiologista)
Avaliação Pré-Anestésica commédico anestesiologista
LIBERAÇÂO DA CIRURGIA PELO CONVÊNIO OU SUS
Para que ocorra a autorização da sua cirurgia é necessário encaminhar ao seu convênio a guia de liberação de procedimento cirúrgico. Para os pacientes do SUS, é necessário a autorização da AIH.
O médico auditor do convênio ou SUS avaliará o procedimento proposto e autorizará cirurgia.
IMPORTANTE: Deverá estar autorizado pelo convênio o procedimento cirúrgico e todos os materiais de implante solicitados.
(Alguns planos contratados apresentam restrições ao uso materiais para cirurgia (OPME), portanto esclareça suas dúvidas junto ao convênio)

MARCAÇÃO DA CIRURGIA
Com todos os exames em dia e o aval do médico anestesiologista, e, com a guia do convênio liberando o procedimento cirúrgico e todos os implantes solicitados, você deve entrar em contato com a clínica para agendarmos sua cirurgia.

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA PROCEDIMENTO

Evite tomar aspirina ou remédios contendo AAS (ácido acetil salicílico) e vitamina E, pelo menos 10 dias que antecedem à cirurgia, pois poderá interferir no processo de coagulação. Isto inclui Ginko-Biloba.
Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias do ato cirúrgico.
Evite tomar ou usar substâncias tóxicas ou drogas nas duas semanas antecedentes
Não fume nos 15 dias que antecedem a cirurgia e nas duas semanas de pós-operatório, pois poderá haver retardo da cicatrização.
Não se exceda em exercícios físicos, alimentos e não tome bebidas alcoólicas.
A menstruação não é impedimento à sua cirurgia, mas de preferência programe-a para fora do período menstrual.
Comunique qualquer sinal de resfriado, conjuntivite, herpes ou infecções que surgirem na semana anterior à cirurgia.
NA NOITE VÉSPERA DA CIRURGIA

Tome banho normalmente, mas não use cremes, loções ou qualquer outro medicamento tópico.
Alimentação leve até meia-noite.
Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito fartas na véspera da cirurgia.
Observar jejum total de 8 horas antes da cirurgia, inclusive água, cafezinho, balas e refrigerantes
NO DIA DA CIRURGIA

Tome somente a medicação prescrita
Não use cremes ou maquiagem e deixe pelo menos uma unha sem esmalte ou base.
Venha com roupas confortáveis e folgadas que não precisem ser colocadas pela cabeça, pois serão usadas por ocasião da alta.
Traga uma pequena bolsa com objetos de uso pessoal.
Não traga jóias ou objetos de valor.
Ao chegar ao Hospital, comunique na recepção o nome e o telefone do familiar ou acompanhante que virá buscá-la(o).
Retire peças íntimas (calcinha, soutien, cueca etc.) na hora de se preparar para ir ao centro cirúrgico. Você receberá um "robe" próprio para a cirurgia.
PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO
Sala de recuperação
Dependendo do tamanho da cirurgia, talvez seja necessário passar algumas horas na Sala de Recuperação Pós-Anestésica ou até mesmo na Unidade de Terapia Intensiva. Nestes setores você estará recebendo todos os cuidados necessários para que o seu restabelecimento seja mais rápido.

PÓS-OPERATÓRIO NO LEITO DO HOSPITAL
É normal que você sinta dores no pós-operatório. Medicamentos o ajudarão a tolerar melhor estas dores. A dor não pode impedi-lo de se movimentar normalmente no leito.
Peça orientações à enfermeira e ao médico sempre que tiver dúvidas.

PÓS-OPERATÓRIO EM CASA.

Você receberá medicamentos para controle da dor. Tome-os de acordo com a prescrição médica.
Proteja a incisão cirúrgica do banho com sacos plásticos ou “papel filme”
O curativo deve ser trocado diariamente.
Para realizar o curativo, adquira 1 litro de Soro Fisiológico 0,9% na farmácia e Gazes estéreis. Faça a limpeza da ferida apenas com o soro, seque com gaze estéril e cubra novamente com outras gazes. Qualquer dúvida, entre em contato com o seu médico ou procure a Unidade de Saúde mais próxima.
Evite ficar o tempo todo da cama, passe a maior parte do tempo sentada confortavelmente (sofá, poltrona) e não esqueça de manter os exercícios de pés e pernas para evitar trombose.
Deite na cama apenas quando for dormir.
Qualquer dúvida entre em contato.

Tendinites

Bursites

Ruptura de Tendão

Luxação do Ombro

Fraturas

Fraturas

Epicondilite

Tendinite

Sequelas

Imobilizações

Infiltração

Tipóia

Como usar ?

Após a sua cirurgia do ombro ou para o tratamento conservador das fraturas você terá uma certa limitação por um determinado período e deverá pensar em como realizar algumas tarefas do dia-a-dia em casa. Nas seguintes instruções traremos algumas dicas de como lidar com sua patologia em casa.

Lembre-se, este é guia genérico, tire suas dúvidas com Dr Bruno ou com seu fisioterapêuta.

Para a maioria das patologias você precisará usar uma tipóia por 4-6 semanas. Esta tipóia serve para proteger seu ombro enquanto ocorre a cicatrização.

Ter alguem em casa para ajudá-la é muito importante. Você deve manter o ombro e braço relaxado na maior parte do tempo. Você deve usar sua tipóia 24h por dia, inclusive à noite para dormir. Retire apenas para o banho e para os exercícios.
É essencial que você solte ou afrouxe sua tipóia para realizar os exercícios com o cotovelo, punho e mãos para previnir endurencimento das juntas e inchaço. Estes exercícios devem ser feitos 4 vezes por dia. Siga seu protocolo de exercícios e cuidados conforme orientado.

COMO COLOCAR SUA TIPÓIA ?
SE TIVER AJUDA:
Mantenha o cotovelo fletido, segurando por baixo do punho com a outra mão
A pessoa que vai te ajudar ajustará a bolsa da tipóia. Prenda os velcros.
Ajuste a tira que passa no pescoço para que o braço forme um ângulo de 90o ou ligeiramente mais para cima para evitar inchaço.
Ajuste a tira que passa por trás das costas e ligue na frente da tipóia

SE NÃO TIVER AJUDA:
Coloque a bolsa de sua tipóia aberta sobre um travesseiro. Ajuste o bem o braço.
Prenda os velcros.
Mantenha o braço apoiado no travesseiro. Passe a tira por cima do ombro e prenda com cotovelo a 90o
Passe a outra tira por trás das costas e prenda na frente (ou atras) da tipóia, dependendo do modelo.

DICAS GERAIS
Você deve preferencialmente utilizar a tipóia por cima das roupas. Sempre vista seu braço machucado antes. Na hora de desvistir é o contrário, desvista o braço por último. Nos primeiros dias programe-se pois você precisará de ajuda para vestir-se e banhar-se. Depois, com a prática, a grande maioria dos pacientes fica mais independente. Para o banho você pode tomar em pé normalmente com o braço esticado junto ao corpo. Caso você tenha fraqueza nas pernas ou falta de equilíbrio, considere tomar banho sentado na cadeira de banho.

BANHO e VESTIMENTA
Você vai precisar de roupas soltas e confortáveis. Dê preferência a roupas com botões na frente ou tops com mangas largas. Evite camisas com botões pequenos, ganchos ou zippers de díficil fechamento. As mulheres podem achar o uso do soutien desconfortável e devem preferir usar "tops" ou suitiens com fechamento fácil.Calças mais largas e folgadas com elástico na cintura são as mais indicadas para os primeiros dias. Considere utilizar também sapatos confortáveis que não precisem amarrar os cardaços.

Para se vestir, sente em algum lugar (cama ou cadeira). Vista-se conforme orientado, primeiro coloque o braço machucado. Para tirar a roupa é o contrário, o braço machucado sai por último.

Durante o banho, separe suas roupas e deixe em lugar fácil. Você pode se sentir um pouco fraca nos primeiros dias. Cuide para evitar quedas. Algumas vezes são necessárias cadeiras de banho para maior segurança.

Colocando a roupa:

Retirando a roupa:

SAPATOS
Se você tiver uma boa flexibilidade pode ser possivel colocar sapatos e tenis, mas para a maioria das pessoas, esta pode ser uma tarefa complicada, portanto dê preferência para chinelos, pantufas, tenis com velcro, "crocs"

GELO OU COMPRESSAS MORNAS ?
Nas primeiras 3 semanas da cirurgia ou fratura utilize preferencialmente compressas de gelo para controle da dor e redução do inchaço. Após 3 semanas você pode utilizar compressas mornas se achar mais confotável.

(algumas pessoas tem intolerância ao frio ou calor, importante individualizar cada caso)

ALIMENTAÇÃO e TAREFAS DOMÉSTICAS
Se você não tiver ninguem para te ajudar, compre alimentos de fácil preparação como congelados. Você pode soltar a tipóia para ajudar a comer e alimentar-se. Lembre-se de não mexer o ombro, apenas os cotovelos.

Os cuidados de casa podem ser realizados com apenas 1 mão e evite atividades pesadas.

LEVANTANDO
Nas primeiras 6 semanas você não deve usar o braço machucado para apoio para se levantar, use exclusivamente o outro braço.

DORMINDO
Para dormir sempre use a tipóia. Você pode colocar um travesseiro em baixo do braço para melhorar apoio e conforto.

DIRIGIR
Você não pode digirir com tipoia.

Estas são dicas simples para facilitar sua vida. Sempre compre sua tipóia antes de cirurgia e experimente antes.

Download
Galeria de Vídeos

Orientações e Exercícios